sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aula passo a passo


Uma aula de hatha yoga completa consiste em:


CONCENTRAÇÃO INICIAL- Quando iniciamos a aula, procuramos calar um pouco a mente e acalmar o coração. Silenciando, focamos nossa atenção em alguns mudrãs que são gestos formados com as mãos e dedos que produzem um efeito sobre o físico e psíquico estimulando os centros de energia do corpo (chackras).

Logo em seguida entoamos MANTRAS- que são sons com o poder de energizar e auxiliar na concentração. O mais comum e poderoso deles é o "OM"(corpo sonoro da Yoga, que se traduz como o som do Divino, simbolo da criação, da conservação e renovação de tudo o que existe e que há de existir).
Após os mantras realizamos uma soltura das articulações nos preparando para iniciar o trabalho corporal que na yoga se denomina ÃSANA.
Os ÃSANAS- são posturas psicofísicas que atuam como profunda integração entre mente, corpo e espírito. Esses exercícios são executados lentamente com bastante consciência de cada movimento, focando atenção em cada músculo e articulação trabalhados. Os ãsanas atuam em nossos sistemas equilibrando o organismo como um todo.
Costuma se respeitar profundamente o limite de cada um, permitindo que os progressos venham a acontecer dentro do tempo e da disciplina pessoal.


Segue-se o YOGANIDRA- que é o relaxamento da yoga. Os praticantes se deitam confortavelmete, soltando o corpo, e seguindo as orientações do professor vão entrando num profundo relaxamento e descontração. Corpo e mente estão associados, portanto uma tensão mental resulta em tensão fisíca, e essas tensões acumuladas por muito tempo vão causando bloqueios energéticos, dores, incomôdos ou até mesmo doenças. Pesquisas afirmam que dois minutos do yoganidra equivalem à duas horas de sono.



Dando continuidade passamos aos PRANAYAMAS- técnica respiratória que pretende auxiliar no domínio das bioenergias. Esses exercícios ampliam a energia vital e a respiração é o recurso técnico usado pela yoga para manipulação dessa energia
O próximo passo é a meditação. Em sânscrito DHYANA- parada das ondas mentais. Essa é a meta principal da prática da yoga. Só poderemos ver o fundo do mar quando o mar estiver quieto, da mesma forma que, para vermos a essência do nosso ser, a mente tem que estar quieta. Grandes e inúmeros benéficios são alcançados através da meditação.
Ela requer uma certa concentração, porisso para os iniciados na prática é importante seguir alguns processos que vão auxilia-los a obter esse silenciar mental, que pode ser facilmente atingido depois de algum tempo de yoga.

Mantendo esse estado de concentração o maior espaço de tempo possível, vai-se retornando calmamente, e unindo as mãos em frente ao peito inclinamos ligeiramente o tronco a frente, usando a saudação universal do yoga que é o NAMASTÊ, finalizando assim a nossa prática.

SHANTI SHANTI SHANTI....

PAZ PAZ PAZ....

5 comentários:

  1. OI, viu? tá funcionando...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela inciativa e coragem de mudar algumas cabeças.
    Beijos
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaaa...agora sim!!
    Parabens mamae emprestada...saiba q to adorando fazer yoga com vc!
    Sei q vc é mto capaz e acredito q vai dar td certo..
    beijos de quem te ama,
    camila.

    ResponderExcluir
  4. Saudade dessa salinha...
    e da prof...
    beijos...
    camila

    ResponderExcluir
  5. Tia, este cantinho ficou um encanto! Parabéns... e muita luz no seu caminho!
    TE AMO
    Vanessa

    ResponderExcluir